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Compêndio de vieses cognitivos

Introdução ao códex

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A memória humana não é confiável

Efeito de espaçamento

Sugestividade

Falsa lembrança

Criptomnésia

Por esquecimento, uma ideia velha parece nova.

Jamais vu

Algo familiar parece totalmente desconhecido.

Déjà vu

Algo desconhecido parece familiar.

Confusão sobre a fonte

Erro de atribuição de origem

A racionalidade humana prefere a simplicidade e completude

Efeito menos é melhor

A explicação mais simples é provavelmente a mais correta.

Eu discordo deste viés, veja aqui.

Erro de conjunção

Efeito Delmore

O cérebro humano superestima os objetivos imediatos e subestima os objetivos de longo prazo.

O maratonista que busca como meta “ser melhor ano que vem” tem desempenho pior que aquele que se compromete a melhorar o tempo da corrida em X segundos a cada treino.

Lei de Parkinson e a gestão do tempo

As demandas se expandem para consumir todo o recurso.

Originalmente formulado como “o trabalho se expande para preencher todo tempo disponível para realização”. Pode ser entendido como uma pseudo lei natural das coisas, uma observação filosófica. Quando investigado a fundo, lembra o provérbio antigo “Deus dá o frio conforme o cobertor”.

Efeito abrigo de bicicleta (lei da trivialidade)

A futilidade é mais debatível que a sofisticação.

Para construção de um reator nuclear poucos podem opinar e, portanto, a deliberação se torna objetiva. Para a construção de um abrigo de bicicletas qualquer um pode opinar e, por consequência, as discussões serão intermináveis.

Efeito rima portanto é bom

Viés de crença

Víes de informação

Viés de ambiguidade

Viés de confusão das variáveis

Duas variáveis no mesmo contexto têm sua relação interpretada de forma errada.

Durante o verão, o consumo de sorvetes e uso de piscinas aumentam por causa do calor. O observador desavisado tende a criar uma relação errada entre estas variáveis, afirmando que o consumo de sorvete aumenta os afogamentos, por exemplo.

A psique humana tende a preservar o status atual

Viés do status quo

Viés de comparação social

Efeito de domínio

Reatância psicológica

Quando percebemos a persuasão, tendemos a reafirmar nossa opinião ou radicalizar para evitar nos sentirmos coagidos.

Quando um cliente percebe estar sendo persuadido na compra de um produto, tende a rejeitá-lo ou comprar o concorrente, apenas para manter a sensação de liberdade.

Psicologia reversa

Justificação do sistema

A ação humana é direcionada a tarefas já consolidadas

Efeito bumerangue

Efeito de doação

Efeito tratamento da informação difícil

Efeito de pseudo-certeza

Tendemos a eliminar pequenos riscos do que reduzir grandes riscos pelo conforto da pseudo-certeza de termos controle.

Prefere-se o investimento no combate ao terrorismo, um evento raro, do que o mesmo valor ser alocado em educação básica, um item muito mais relevante.

Efeito de disposição

Viés de risco zero

Evitamos o risco a todo custo, muitas vezes perdendo oportunidades de longo prazo com riscos baixos ou moderados.

Viés da unidade

Efeito IKEA

Valorizamos de forma desproporcional o resultado de nosso esforço.

A loja sueca IKEA vendia móveis que os próprios consumidores montavam com preço superior aos já montados, se aproveitando do viés cognitivo dos clientes valorizarem seu próprio trabalho.

Aversão à perda

Efeito de própria geração

Escalada de compromisso

Escalada irracional

Viés de custo irrecuperável

O investimento atual é grande o suficiente para nos mantermos no plano, mesmo que seja um péssimo plano.

Víes mais conhecido como teoria do frânces Jacque: “já que” já estou aqui, continuo! 😂

O raciocínio humano tende ao imediatismo

Efeito da vítima identificável

Os humanos agem em socorro de vítimas específicas e identificáveis em detrimento de grupos indefinidos de vítimas.

O apelo do holocausto é intenso pela histórica identificação de um dos grupos vitimizados, os judeus. Conversivamente, os grupos de africanos vítimas anônimas de diversos regimes agressivos não recebem atenção proporcional.

Este viés humano parece fazer parte de uma estratégia de sobrevivência.

argumentum ad novitatem

Toda novidade recebe indevidos créditos antecipados.

A dieta mais recente provavelmente é mais eficaz, apenas por ser mais nova.

Desconto hiperbólico

Os benefícios imediatos tem maior peso que benefícios mediados e futuros.

Quanto maior a espera de um benefício, menos valor este parece ter diante da expectativa humana. Na verdade, os mamíferos, de forma geral, montam estratégias de benefício limitadas no tempo. Por exemplo, leões, podem esperar por horas para uma emboscada contra uma presa, nunca por dias.

Os humanos buscam vantagem acima da moral

Lei de Gérson

Os seres humanos priorizam a vantagem sobre a moralidade de longo termo, isto é, há um imediatismo no lucro em geral.

No Brasil, a máxima ficou eternizada pelo comercial dos cigarros Vila protagonizando Gérson, futebolista famoso à época:

Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!


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