Notas de medicina legal
Qconcursos
Faltou no filtro:
Atuação dos assistentes técnicos. 1.5 Documentos médico-legais 1.5.1 Atestados. 1.5.2 Prontuários médicos. 1.5.3 Relatórios. 1.5.4 Pareceres. 1.6 Laudos periciais. 1.6.1 Estrutura do laudo. 1.6.2 Quesitos oficiais. 1.6.3 Modelos de laudos de lesão corporal, de sexologia forense e necroscópicos. 1.7 Crime de Falsa Perícia 1.8 Interface da medicina-legal com outros campos das ciências forenses e criminalística. . 2.1.6 Perícia médico-legal em vítimas de tortura. 2.1.7 Protocolo de Istambul 2.1.8 Síndrome da criança espancada. 3.3 Asfixia por constrição cervical. . 4.1 Conceito de morte. 4.2 Estudo médico-legal dos transplantes. 4.3 Destinação do cadáver e atestado de óbito. 4.4 Inumação, exumação, cremação e embalsamamento. 4.5 Causas jurídicas da morte. 4.5.1 Homicídio. 4.5.2 Suicídio. 4.5.3 Acidente. 4.6 Morte súbita e morte suspeita. 4.7 Exame perinecroscópico. 4 m. 4.9 Necropsia médico-legal. 4.9.1 Indicações. 4.9.2 Requisitos. 4.9.3 Técnicas. 4.9.4 Protocolo de Minnesota 8 Psicopatologia Forense. 8.1 Conceitos fundamentais. 8.2 Estudo médico-legal da imputabilidade e da responsabilidade penal. 8.3 Estudo médico-legal da capacidade civil. 8.4 Estudo médico-legal das dependências químicas. 9 Perícias Médicas em Medicina do Trabalho. 9.1 Noções Gerais. 9.2 Perícia oficial em saúde do servidor público federal. 9.3 Perícia Médica Previdenciária do INSS.
Geral
Ambroise Paré é o pai da medicina legal porque… Deontologia é o estudo das obrigações (conduta moral exigível de um grupo). Diceologia é o estudo dos direitos duma classe.
Toxicologia
Carbamatos são instáveis e reversíveis. Alcoolemai legal sangue 0.6dg/L e ar 0.34mg/L pesquisar tolerâncias. Metilação metabólica da heroína é monoacetilmorfina. Neuroastenia. Equivalente tóxico é a dose para matar 1kg da espécie animal. Intermação é a causa física de morte por calor difuso em local fechado.
Identificação
Presilha Externa é Esquerda.
Questão linda: O assinalamento sucinto, a fotografia simples, o retrato falado e o sistema datiloscópico de Vucetich são métodos de identificação judiciária. Temos como métodos de Identificação judiciária: Processos antigos, Assinalamento sucinto, Fotografia simples, Retrato falado, Sistema antropométrico de Bertillon, Sistema geométrico de Matheios, Sistema dermográfico de Bentham, Sistema craniográfico de Anfosso, Sistema otométrico de Frigério, Sistema oftométrico de Capdeville, Sistema oftalmoscópico de Levinsohn, Sistema radiológico de Levinsohn, Sistema flebográfico de Tamassia, Sistema flebográfico de Ameuille, Sistema palmar de Stockes e Wild, Sistema onfalográfico de Bert e Viamay, Sistema poroscópico de Locard, Fotografica sinalética, Sistema dactiloscópico de Vucetich e Registro inicial de identificação (recém-nascidos).
Asfixiologia
- Efeito de Haldane: CO2 deixa mais facilmente hemoglobina quando mais saturada de O2 e Bohr o contrário.
- Máscara equimótica de Morestin, lembrar do fato da parte inferior do corpo ter válvulas. Apesar de sinal geral de asfixia segundo Vanhell, a máscara de Morestin é na verdade um mecanismo próprio da compressão torácica. Outros epônimos: cianose cervicofacial de LeDentut e congestão compressiva de Perthes.
- Cogumelo de espuma é sinal geral de asfixias.
- Verificar se Cebraspe considera rigidez cadavérica mais precoce ou mais tardia nas asfixias. Há divergência entre França (mais tardia) e Hygino (precoce).
- Tríade asfíxica: sangue escuro fluido, congestão polivisceral e equimoses viscerais (mancas de Tardieu)
- Fratura da cartilagem tireoide:
- Fratura do osso hioide:
- Rupturas na túnica adventícia: sinais de Friedberg (infiltração hemorrágica) e de Étienne Martin (ruptura transversal).
- O sinal de Amussat, que corresponde a lesão na túnica íntima da artéria carótida, é mais comum no enforcamento do que na esganadura (rupturas transversais).
- Linha argentina: marca esbranquiçada ou amarelada no fundo do sulco feito pelo laço do enforcamento
- Sinal de França:
- Sinal de Bonnet:
- sinal de dotto:ruptura da bainha mielínica do nervo pneumogástrico ou vago
- sinal de etienne martin: desgarramento da túnica externa
- Sinal de Piacentino: intenso pontilhado hemorrágico nas regiões cervicais e dorsais e na face lateral do tórax em forma de micropápulas cianóticas
- Sinal de Friedberg: há a sufusão hemorrágica da túnica externa da carótida comum
- Sinal de amussat: secção transversal da túnica íntima da artéria carótida comum nas proximidades de sua bifurcação (Figura 4.79). Essas rupturas podem ser únicas ou múltiplas, superficiais ou profundas, visíveis a olho nu ou não. São mais encontradas nos enforcamentos por laços finos e duros, ocupando uma maior ou menor parte da circunferência do vaso. O referido sinal é mais encontrado na artéria do lado oposto do nó
Energias
ver biodinâmica e bioquímica
Traumatologia
Tanatologia
- ácido sulfídrico H2S
Sexologia
- Pseudociese
- 4 partes relatório, parecer não tem descrição.
- existe um documento médico legal chamado consulta, só o Vanrell
- todo quesito deve ser responder
- Autor chamado espíndula
- Discussão e conclusão são as partes mais importantes dos pareceres médico-legais.
- Descrição é a parte mais importante do relatório.
Questões
Medicina legal:
- Medicina Legal Geral: 1.1. Deontologia: Deveres. 1.2. Diceologia: Direitos.
- Medicina Legal Especial:
Pesquisar sinal de Rojas.
Afrânio Peixoto, Oscar Freire, Flamínio Favero, Nina Rodrigues e Souza Lima.
cópula interfêmura cunilingua e anilingua himenologia himeneologia - casamento
Ao topo!